IMG_1716.jpg
IMG_1535.jpg

NOSSA HISTÓRIA

Nossa história começa em 1988 através de um presente, ramos de Buxus sempervirens, popularmente conhecido como “buxinho”. A esposa do senhor Alvino Bertoldi, D. Alcione Bertoldi ganhou os ramos e os plantou a fim de cultiva-los, presente que posteriormente virariam uma grande cerca viva, trazendo mais beleza para seu jardim. Isso acabou despertando no senhor Alvino uma possibilidade de hobby, já que estava prestes a se aposentar.

 

Em 1995, juntamente com seu grande amigo Inácio Ferraz (in memoriam), começaram uma produção comercial de Buxus sempervirens. Acreditavam que essa planta de origem mediterrânea oriental, poderia complementar a fonte de renda de ambos e ainda melhorar a situação econômica da região de Palmitos, bairro localizado entre os municípios de Piên e Agudos do Sul, no estado do Paraná. E o hobby acabou virando uma oportunidade promissora.

IMG_1747.jpg

Para consolidar a produção, foi necessário registra-la junto ao Ministério da Agricultura, (MAPA) e na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB). Logo após isso, o filho de Alvino Bertoldi, Sandro Bertoldi, incentivou e auxiliou, outros produtores da região a obter o Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). Tal regulamentação foi de grande importância para tornar os produtores aptos a produzirem e venderem para qualquer região do Brasil, sem restrições. E assim, cada vez mais a região ficou conhecida pela produção de Buxus sempervirens. Em 2008, depois de muito trabalho intenso, as portas para o mercado internacional se abriram. Juntamente com outro produtor de Santa Catarina, começamos a exportar nossas plantas.

 

Um ano depois, Sandro Bertoldi e sua esposa, Noemi Bertoldi, decidiram deixar a capital paranaense e ir para o campo. Mudança que resultou no aumento da empresa, novas estruturas, aprimoramento dos estudos, e aumento da produção e demanda. Hoje a empresa é conhecida nacionalmente pela qualidade na produção de Buxus sempervirens e outras plantas ornamentais. Segundo a pesquisa realizada em 2014, pela SEAB sobre plantas, Agudos do Sul foi destacado como o maior produtor de plantas ornamentais no Estado do Paraná, e logo após, Piên apareceu já em segunda posição. Em 2016, conquistaram mais um importante mérito – foram os primeiros produtores paranaenses a exportarem para Europa plantas ornamentais vivas.

Após 25 anos, a empresa passa por uma reestruturação de nome e identidade visual – a Ornamentais Bertoldi passa a se chamar, Pienzo Ornamentais. Nome que derivou da junção dos nomes dos netos do senhor Alvino Bertoldi, e também do município aonde a empresa é localizada, Piên. Pienzo é também um nome de origem italiana, que remete a origem da família Bertoldi. Atualmente a empresa conta com mais de 50 hectares de plantas em produção e 3.500 m² de viveiro para atender de forma personalizada seus clientes, que são formados por – paisagistas, garden centers e mercado atacadista.

 

Em mais de 30 anos de mercado, a Pienzo Ornamentais sempre visou a qualidade em seus produtos, o bom atendimento e o compromisso com a entrega. Através de seus produtos e atendimento personalizado quer fazer a diferença na vida de seus clientes.